9 hábitos que as mulheres devem evitar nos dias do ciclo menstrual

9 hábitos que as mulheres devem evitar nos dias do ciclo menstrual – Os 4 a 6 dias quando as mulheres estão no período geralmente é o pior período do mês. Esse é um tempo doloroso para qualquer mulher, por isso é importante saber como se manter saudável durante o período. Além de manter sua higiene em dia.

Esses são os 9 hábitos que você deve evitar durante o ciclo menstrual:

1 – Troque seus absorventes com mais frequência, usar o mesmo todo o dia pode causar infecções. Recomendamos trocá-los a cada 3 a 5 horas.

2 – Se você está sentindo muita dor, certifique-se de cancelar por exemplo, o tratamento de canal ou depilação naqueles dias. Evite quaisquer atividades dolorosas durante o período.

3 – Evite ter relações sexuais, enquanto menstrua aumenta o risco de infecções, por isso é melhor esperar até que passe.

4 – Evite fazer exercícios cansativos durante o seu período, já que pode piorar sua saúde.

5 – Não pule as refeições no período – isso vai fazer você que perca energia e sangue. Você deve comer 3 refeições adequadas e lanches entre as grandes refeições para obter melhores resultados.

6 – Evite comer no meio da noite, já que seu corpo não será capaz de digerir a gordura adequadamente enquanto você dorme, e isso irá resultar em ganho de peso.

7 – Cólicas menstruais pode ser dolorosas, mas descansar adequadamente durante a noite e relaxar certamente irá ajudar.

8 – Evite o consumo de produtos lácteos, já que eles podem piorar as cólicas, devido à presença do ácido araquidônico.

9 – Não assista a filmes ou ouça músicas tristes durante em seu período.

O álcool pode afetar o ciclo menstrual?

Segundo o médico, o álcool, quando consumido em doses mais elevadas, pode sim afetar o ciclo menstrual: “Ele vai exercer um efeito anticoagulante e pode alterar o padrão de sangramento”, diz. Porém, isso não se aplica a quem gosta de se reunir com os amigos para beber uns drinks ou umas cervejinhas no fim de semana. Os efeitos nocivos para o ciclo menstrual acontecem em casos de abuso ou dependência alcoólica.

Em mulheres que usam pílula anticoncepcional ou qualquer outro método hormonal, a situação é um pouco diferente, já que o endométrio tende a ficar mais fino. Para o ginecologista, essa característica unida ao consumo de bebidas pode levar a alguns tipos de sangramento:

“Normalmente são observados os famosos escapes ou spottings, caracterizados por sangramento escassos e que mancham a calcinha somente”, explica. Os escapes costumam passar em poucos dias, portanto, não é algo para se preocupar.

Mantenha a frequência de troca

Absorventes devem ter uma troca constante, especialmente os internos. “Ele não deve ficar mais de seis horas dentro da vagina porque existe o risco de infecção, já que o sangue é como uma cultura para as bactérias. Não tem problema dormir com ele se você se sente confortável, mas desde que não ultrapasse muito esse tempo. Já os externos tem uma película de proteção que costuma afastar um pouco mais o sangue da mucosa, então é possível ter um sono mais longo e tranquilo com eles”, aponta.

Absorvente x praia

Verão é tempo de mar e piscina, e se você está “naqueles dias” não é preciso se privar. “Se você vai entrar na água o mais importante é trocar o absorvente interno com mais frequência para não ter vazamento, pois ele pode encharcar e aí não vai absorver o sangue corretamente.

Um segredo é colocar o mais fundo possível para evitar que fique molhado, e verificar assim que sair para ver se é necessário fazer a troca”, indica.

Cuidados com o coletor

Está usando o coletor menstrual? Então siga esses cuidados: “Os copinhos são ótimos porque além de pensarmos na sustentabilidade, ainda podem ser reutilizados. Se o seu fluxo é muito intenso o ideal é lavar a cada duas horas com água e sabonete e aí recolocar.

Além disso, mantenha sempre armazenado em local seco e só ferva entre um ciclo e outro se essa for uma recomendação do fabricante, caso contrário pode estragar o produto”.

Evite roupas apertadas

As roupas muito apertadas e abafadas são um risco para a região íntima no verão, e na menstruação a atenção deve ser maior. “Como o sangue funciona como meio de cultura para os microrganismos você tem uma chance maior de desenvolver algum tipo de infecção vaginal.

É válido evitar essas roupas muito justas e deixar a região o mais ventilada possível, de preferência utilizando calcinhas de algodão”, esclarece.

Sexo liberado

Coloque o tabu de lado! Se você e o parceiro têm intimidade e não se incomodam, a menstruação não impede em nada o sexo: “A relação sexual está permitida e temos que acabar com esse mito.

Muita gente tem dúvida se pode engravidar, e se você tem um ciclo regular dificilmente ficará grávida até o terceiro dia. Mas lembre-se que é impossível afirmar 100%, apesar das chances reduzidas, e que a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis deve ser mantida”.

Tome esta batida de banana e laranja para reduzir a cintura e barriga

Chá milagroso de cavalinha e hibisco para perder peso e barriga